Propaganda

terça-feira, agosto 02, 2005

Casaco Rosa

Considerações importantes:

- Que belo Casaco!
- A receita abaixo NÃO É A ORIGINAL. Embora não tenha como colocar fotos dos testes que fiz com pontos usados nesta receita (não possuo scanner, nem máquina fotográfica digital, snif, snif), também coloquei o ponto da Kátia dos Ponto e Pontos.


CASACO ROSA

Tamanho 40
Material: 5 nov. da lã Cisne Elegance (nov. 100 g) na cor rosa; 2 nov da lã Cisne Bilú-bilú (nov. de 40 g). Ag. para tricô n.º 6 ½ e ag. circular n.º 5; Ag. Tapestry nº 22 para as costuras; ag. para crochê n.º 2; 1 par de ombreiras.

Ponto fantasia – opção 1: tensão do ponto 10 cm x 5 cm = 15p x 10 carr. Múltiplo de 5 + 3.

1ª carr. e todas as pares: toda em t
2ª carr.: * 1 m, 2 p. sem fazer em t com o fio na frente do trabalho, 1 m*; repete de * a * até o final da carr.

Ponto fantasia – opção 2 (segundo a Kátia do Pontos e Pontos: Múltiplo de 5 +1
1º carr. e todas ímpares: em tricô (avesso do trabalho)2º carr.: *1m. duplo, passar o fio para frente e tirar 5 p. sem fazer, passar o fio para trás*; 1m. duplo.Obs. Ponto meia duplo: pegar o ponto da carreira debaixo e trabalhar em meia.Pontos e Pontos
Execução: Costas - na ag. 6 ½ monte 96 pontos e trab. no p. fantasia A. A 35 cm desde o início, arremate nos dois lados a cada duas carr. 1 vez 4 p. A 22 cm do início das cavas arremate nos dois lados a cada 2 carr. para formação dos ombros 1 vez 13 p. e 1 vez 14 p. Arremate os pontos restantes de uma só vez.
Frente Direita: monte 30 p. e trab. no ponto fantasia A aumentando na borda direita a cada 2 carr. 3 pontos 3 vezes e 1ponto 6 vezes. A 34 cm desde o inicio, arremate no lado esquerdo para a formação da cava igual as costas e simultaneamente arremate no lado direito para a formação do decote a cada 4 carr. 19 vezes 1p. A 22 cm do inicio da cava arremate para o ombro igual as costas. Frente esquerda: igual à frente direita invertendo a formação das cavas e decote.
Mangas: monte 50 p. e trab. no ponto fantasia aumentando nos dois lados a cada 4 carr. 15 vezes 1 ponto. A 45 cm desde o inicio, arremate nos 2 lados a cada 2 carr. 1 vez 5 pontos e 26 vezes 1 ponto. Arremate os pontos restantes numa só vez.
Montagem e acabamento: Una os ombros e as laterais, feche as mangas e prenda-a ao redor das cavas. Com a agulha de crochê faça 3 carreiras de crochê filê ao redor do casaco. Corte fios da lã Bilú-bilú de aproximadamente 15 cm. Com a ajuda da ag. de crochê, prenda 3 fios em cada espaço das carreiras de crochê filê. Detalhe do falso bolso: faça dois retângulos em crochê filê de 10 x 4 cm, coloque os fios como no casaco, pregue no casaco com pontos pequenos. Costure as ombreiras com pontos pequenos no ombro do casaco.

Dica: nos aumentos proceda de forma com que os desenhos do ponto fantasia fiquem sempre na mesma direção.

5 comentários:

Katia disse...

Oi Nanda
Vou tentar fazer...vamos ver!
Meu próximo projetinhos...
Brigaduuuuu
Beijinhos :D
Kátia

Katia disse...

Oi Nandinha
Será que só eu topei de fazer o casaquinho?? Eu vou fazer, mas sem as franjas para ficar um tipo mais esporte...e vou trabalhar com um fio bem fino também. E você melhorou?
Beijinhos
:D
Kátia

Claudia disse...

Nanda,
Seu blog é uma graça! Parabéns!!!
E o casaco rosa é lindooooooooo!!!
Já está na minha liste de "projetos".
:D
Cláudia

elaine disse...

Ola!gostei muito da dica do casaco e quero fazer,mas tenho uma duvida,nao sou muito boa no croche,o que croche file?e la no inicio diz que usa agulha circular,mas na receita nao encontrei a hora que ela entra em cena rsrs!Obrigada seu blog ta lindo!

Nanda disse...

Eliane, esqueça a agulha circular, está sobrando na receita, para fazer croche file faça 1 ponto alto e 2 correntinhas, assim vão ficar quadradinhos onde depois vc amarra as franjas. Qualquer dúvida me manda um e-mail: nandadelfino@msn.com
Bjs.