Propaganda

quinta-feira, agosto 25, 2005

Mais cachecol



Para usar como cachecol ou para decorar o ambiente, como na foto acima. O fato é que é lindo. Receita original do site Knity.

by Susan Pierce Lawrence

Material

linha ou lã fina
agulha compatível com o fio

Anotações

pjm: pontos tricotados juntos em meia
ssk: passe dois pontos sem fazer em meia, da agulha esquerda para direita, insira a agulha esquerda nos dois pontos sem fazer em m, pela frente e tricote-os em m.

Monte 25 pontos

Tricote 5 carr em meia

Carr 1: 3 m, ssk, laç, 5 m, (laç, 1 m) 5 vezes, laç, 5 m, laç, 2 pjm, 3 m (ficarão 31 pts)
Carr 2: * 3 m, 25 t, 3 m *, repete de * a *
Carr 3: 3 m, ssk, laç, ssk, 1 m, (2 pjm, laç) 2 vezes, 3 m, laç, 1 m, laç, 3 m, (laç, ssk) 2 vezes, 1 m, 2 pjm, laç, 2 pjm, laç, 2 pjm, 3 m (31 pts)
Carr 4: 3 m, 25 t, 3 m
Carr 5: 3 m, ssk, laç, 3 pjm, laç, 2 pjm, laç, 5 m, laç, 1 m, laç, 5 m, laç, ssk, laç, 1 p sem fazer, 2 pjm, o ponto sem fazer sobre os 2 pjm., laç, 2 pjm, 3 m (31 pts)
Carr 6: 3 m, 25 t, 3 m
Carr 7: 3m, 3 pjm, laç, 2 pjm, laç, 1 m laç, ssk, k1, 2 pjm, laç, 2 p sem fazer, 1 m, passe os 2 p sem fazer sobre o último ponto feito em m, laç, ssk, k1, 2 pjm, laç, 1 m, lac, ssk, laç, 2 p sem fazer, 1 m, passe os 2 p sem fazer sobre o último ponto feito em m, 3 m (27 pts)
Carr 8: 3 m, 25 t, 3 m
Carr 9: 4 m, 2 pjm, laç, 3 m, laç, 3 pjm, laç, 2 p sem fazer, 1 m, passe os 2 p sem fazer sobre o último ponto feito em m, laç, 1 p sem fazer, 2 pjm, passe o p sem fazer sobre os 2 p tricotados juntos em m, laç, 3 m, laç, ssk, 4m (25 pts)
Carr 10: 3 m, 25 t, 3 m

Repita essas 10 carreira até o cachecol ficar do tamanho desejado, depois faça mais 5 carreiras em meia e arremate. Material

segunda-feira, agosto 22, 2005

Colchas em crochê



Para quem estava procurando receita de colcha de crochê, no site da Pingouin tem três opções diferentes de receitas com gráficos e uma manta.

quinta-feira, agosto 18, 2005

Assuntos...

Estou amando a rumo que este blog está tomando, e quero que ele continue assim, sempre tratando de arte.
Mas tantas coisas acontecem ao nosso redor que gostaria muito de comentar com vcs e saber suas opiniões. Por isso criei outro blog chamado Cantinho da Nanda, onde pretendo tratar de assuntos polêmicos, acontecimentos de nosso dia a dia, postar fotos, etc.
Ficaria muito feliz se vcs o visitassem e deixasse suas opiniões.
Paralelo a isso, muito obrigada pelas amigas que me visitam, deixem dicas, dúvidas e sugestões aqui no blog que assim que puder eu lhes respondo.

Beijos.

quarta-feira, agosto 17, 2005

Coceirinhas nas mãos


Minha querida amiga Kátia, me perguntou se eu estava com cocerinhas nas mãos, a essa altura do campeonato tá coçando tudo!
Deixa eu explicar, para quem não sabe, tenho tendinite (mesmo antes de começar a fazer tricô), e últimamente venho tendo muitas dores, por isso, fui aconselhada a parar com todas as atividades que movimentem muito as mãos e braços, faz quase um mês que não pego nas agulhas.
Mas minhas mãos coçaram tanto que peguei na agulha, é numa agulha só, a de crochê. Há muito queria aprender esta outra técnica maravilhosa. Fazer crochê não dói muito, porque os movimentos são menores, mas agora que aprendi, aquietei-me.
Vai aqui o meu conselho para as amantes de tricô e crochê, é altamente recomendável fazermos um alongamento nas mãos, braços e pescoço antes de começarmos nossos trabalhos. Isso ajuda muito a evitar possíveis dores e algo mais grave. São atitudes simples que farão muita diferença.
Estou afastada das agulhas, mas não da net. Por isso, se alguém precisar de alguma ajuda, é só teclar ;-)

terça-feira, agosto 16, 2005

Fishtail Lace Scarf


A pedido da nossa amiga Solange Cristiny, estou postando a receita deste Cachecol.

Fishtail Lace Scarf

41 pontos ou 49 pontos (igual a foto)

abreviações:
m = meia
t = tricô
ps = 1 ponto sem fazer em meia
ptj = pontos tricotados juntos em meia
pps = passe o ponto sem fazer sobre o último ponto tricotado
laç = laçada

Primeira carreitra Toda em tricô

Carr 1: 1 m, * laç, 1 m, 1 ps, 2 ptj, pps, 2 m , laç, 1 m*, repete de * a *.

Carr 2: toda em tricô

Carr 3: 2 m, * laç, 1 m, 1 ps, 2 ptj, pps, 1 m , laç, 3 m*, repete de * a *, até restarem 7 pontos que devem ser trabalhados em laç, 1m, 1 ps, 2 ptj, pps, 1m, laç, 2 m.

Carr 4: toda em tricô

Carr 5 : 3 m, * laç, 1 m, 1 ps, 2 ptj, pps, laç, 5 m*, repete de * a *, até restarem 6 pontos que devem ser trabalhados em laç, 1 ps, 2 ptj, pps, laç, 3m

Carr 6: toda em tricô

Repita essas 6 carreiras até obter o tamanho desejado.

segunda-feira, agosto 15, 2005

Novidades no Site da Pingouin



Extra! Extra! Extra!
Tem revista nova no site da Pingouin. Vale a pena conferir, tem receitas maravilhosas como este casaco azul aí acima.

Pensamento da Semana

Não darei veneno a ninguém, mesmo que me peça, nem lhe sugerirei essa possibilidade.
(Juramento de Hipócrates)


segunda-feira, agosto 08, 2005

Pelerine Rosa

Para quem também amou o pelerine da Fios Ideal (foto abaixo):
Um anjo chamado Vera Lúcia de Ouro Preto – MG, me mandou a receita da Pelerine Rosa Ponto Casa de abelha. Obrigada Vera Lúcia, os créditos são todos seus.
Pena ainda não ter descoberto onde encontrar esses fios na minha região :-(


Pelerine Rosa

Tamanho: 45 cm de comprimento

Material: Fio Ideal Cachemarys Super Soft: 4 nov. pink. Ag. para tricô nº 10. Ag. para crochê nº 6.

Ponto casa de abelha :
1ª carr.: * l t, 1 laç* 1t
2ª carr.: * 1t, 1 lac, 2 p. juntos em m* 1 t
Repetir sempre a 2ª carr.

Amostra
Um quadrado de 10 cm nas ag. nº 10 em ponto tricô = 7 p. x 12 carr.

Confecção
Montar 110 p. nas ag. nº 10 e fio Cachemarys Super Soft pink e tric. Em p. casa de abelha.
A 45 cm do início districuir 55 diminuições em uma só carreira, fazendo a carr. toda 2 p. juntos em m.
Estando com 55 p. tric. em p. tricô para a gola. A 15 cm do início da gola arremate.

Acabamento e montagem

Fechar a costura central da pelerine, em 45 cm, deixando de fechar 15 cm finais, que será a abertura do decote da frente, formando uma gola. Prender o fio em um ponto da parte da barra e com o auxilio da agulha de crochê, fazer * 20 correntinhas e prender com um ponto baixo *, ao redor de toda a barra em espaços de 2 cm.Fazer uma correntinha com 1.50 cm de comprimento termina-la com um nó em cada ponta e passa-la como passa-fitas entre os pontos, na altura do final da costura central e início da abertura no pescoço, e suas franzida, amarrando com um nó para prender no pescoço.

Pensamento da Semana...

A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.(John Ruskin)

quinta-feira, agosto 04, 2005

Opções de fios


Olá, espero que alguém tenha se aventurado a fazer o casaco rosa e conte para gente como está ficando!

Andei vasculhando na net e encontrei duas opções de fios: Incomfio, tem receitas de blusas maravilhosas para usar no verão como a que está aqui em cima, só que em crochê, snif, snif...
Outra é Fios Ideal onde além dos fios maravilhosos tem uma coleção de deixar de boca aberta, vale a pena conferir.
Só uma palhinha...

terça-feira, agosto 02, 2005

Sorry !!!

Desculpem, estava esquecendo de postar outra opção para os detalhes do casaco, para quem não sabe muito bem crochê (como eu, rsss rs rs rs).

Com a ag. circular e lã Bilú-bilú, levante pontos uniformemente ao redor do casaco. Faça 2 ou 3 cordões de tricô, arremate. Coloque as franja com a ajuda da ag. de crochê. Faça o mesmo nos punhos das mangas do casaco.
Para os bolsos: faça dois retângulos, coloque 15 p. na ag. 5 e trabalhe em cordões de tricô por aproximadamente 5 cm. Costure os detalhes um em cada lateral do casaco.

Casaco Rosa

Considerações importantes:

- Que belo Casaco!
- A receita abaixo NÃO É A ORIGINAL. Embora não tenha como colocar fotos dos testes que fiz com pontos usados nesta receita (não possuo scanner, nem máquina fotográfica digital, snif, snif), também coloquei o ponto da Kátia dos Ponto e Pontos.


CASACO ROSA

Tamanho 40
Material: 5 nov. da lã Cisne Elegance (nov. 100 g) na cor rosa; 2 nov da lã Cisne Bilú-bilú (nov. de 40 g). Ag. para tricô n.º 6 ½ e ag. circular n.º 5; Ag. Tapestry nº 22 para as costuras; ag. para crochê n.º 2; 1 par de ombreiras.

Ponto fantasia – opção 1: tensão do ponto 10 cm x 5 cm = 15p x 10 carr. Múltiplo de 5 + 3.

1ª carr. e todas as pares: toda em t
2ª carr.: * 1 m, 2 p. sem fazer em t com o fio na frente do trabalho, 1 m*; repete de * a * até o final da carr.

Ponto fantasia – opção 2 (segundo a Kátia do Pontos e Pontos: Múltiplo de 5 +1
1º carr. e todas ímpares: em tricô (avesso do trabalho)2º carr.: *1m. duplo, passar o fio para frente e tirar 5 p. sem fazer, passar o fio para trás*; 1m. duplo.Obs. Ponto meia duplo: pegar o ponto da carreira debaixo e trabalhar em meia.Pontos e Pontos
Execução: Costas - na ag. 6 ½ monte 96 pontos e trab. no p. fantasia A. A 35 cm desde o início, arremate nos dois lados a cada duas carr. 1 vez 4 p. A 22 cm do início das cavas arremate nos dois lados a cada 2 carr. para formação dos ombros 1 vez 13 p. e 1 vez 14 p. Arremate os pontos restantes de uma só vez.
Frente Direita: monte 30 p. e trab. no ponto fantasia A aumentando na borda direita a cada 2 carr. 3 pontos 3 vezes e 1ponto 6 vezes. A 34 cm desde o inicio, arremate no lado esquerdo para a formação da cava igual as costas e simultaneamente arremate no lado direito para a formação do decote a cada 4 carr. 19 vezes 1p. A 22 cm do inicio da cava arremate para o ombro igual as costas. Frente esquerda: igual à frente direita invertendo a formação das cavas e decote.
Mangas: monte 50 p. e trab. no ponto fantasia aumentando nos dois lados a cada 4 carr. 15 vezes 1 ponto. A 45 cm desde o inicio, arremate nos 2 lados a cada 2 carr. 1 vez 5 pontos e 26 vezes 1 ponto. Arremate os pontos restantes numa só vez.
Montagem e acabamento: Una os ombros e as laterais, feche as mangas e prenda-a ao redor das cavas. Com a agulha de crochê faça 3 carreiras de crochê filê ao redor do casaco. Corte fios da lã Bilú-bilú de aproximadamente 15 cm. Com a ajuda da ag. de crochê, prenda 3 fios em cada espaço das carreiras de crochê filê. Detalhe do falso bolso: faça dois retângulos em crochê filê de 10 x 4 cm, coloque os fios como no casaco, pregue no casaco com pontos pequenos. Costure as ombreiras com pontos pequenos no ombro do casaco.

Dica: nos aumentos proceda de forma com que os desenhos do ponto fantasia fiquem sempre na mesma direção.