Sabão Caseiro

A ONG Ação Triângulo recolhe ao todo 4 toneladas de óleo vegetal todos os meses em casas e empresas cadastradas para transformar em 600 quilos de sabão. Mas você também pode fazer sabão em casa com a receita da dona Nair. Ela disse que serve para lavar louças, roupas e limpar a casa. Confira a receita: Ingredientes:
- 4 litros de óleo
- 1 copo de fubá
- 1 copo de açúcar
- 1 quilo de soda cáustica
- 1 colher (sopa) de sal
- 3 litros de água quente

O fubá, segundo a dona Nair, serve para dar mais corpo ao sabão. O açúcar, que não é alcalino, ajuda o produto a não agredir a pele. E o sal é para dar mais brilho às peças de alumínio. Para o sabão ficar cheiroso, coloque essência ou até gotas de perfume.
Primeiro, ferva o óleo, e filtre se estiver com gordura. Espere esfriar e despeje em um balde de plástico, destes comuns que a gente tem em casa.
Depois, acrescente a soda, o fubá, o açúcar e o sal. Tem que misturar bem e mexer até engrossar, em intervalos de pelo menos quinze minutos.
Quando esfriar, coloque os 3 litros de água quente. Leve a mistura para fôrmas até secar. Depois, é só cortar o sabão em pedaços.

ONG Ação Triângulo
Site: www.triangulo.org.br

Comentários

Anônimo disse…
OI, NANDA!
ACHEI MUITO LEGAL ESSE POST COM A RECEITA DO SABÃO. ME LEMBREI QUE QUANDO EU ERA PEQUENA (MAIS JOVEM, PORQUE PEQUENA AINDA SOU) MINHA MÃE FAZIA MUITO SABÃO DE RESTOS DE ÓLEO, PORQUE A NOSSA VERBA ERA BEM CURTA. E REALMENTE É MUITO BOM: SERVE COMO SUBSTITUTO PRA LAVAR O CARRO, A ROUPA, AS MEIAS E OS TÊNIS FEDORENTOS DOS MENINOS QUE JOGARAM FUTEBOL COM CHUVA - AI, QUE HORROR!- E UM MONTE DE OUTRAS COISAS QUE A NECESSIDADE INDICAR.
VALE A PENA FAZER, MESMO QUE O ORÇAMENTO ESTEJA LARGO - E EXISTE ISSO AQUI NO BRASIL? - QUE É PRA PRESERVAR OM EIO AMBIENTE.
PARABÉNS PELA INICIATIVA.
BEIJINHOS
MIRIAM
Anônimo disse…
Bom dia... meu nome é Solange, moro em Guarulhos... estou tentando fazer o bendito sabão.. . não está dando certo, sempre faço outra receita esta desandou...não pega liga... esta uma gosma só...
Art & Disorder disse…
Oi Nanda me criei nessa de sabão caseiro etc...coisa de familia que ao longo do tempo vai se perdendo pelas facilidades que os grandes mercados nos oferecem,mas que alguns poucos ainda insistem e preservam essa reliquia do fazer qse tudo caseiro.Ainda não fiz sabão mas sei quem faz(uma amiga)é acho vou juntar o óleo usado e dar a ela assim to fazendo minha parte contribuindo para com o nosso meio ambiente e colaborando com o futuro demeus filhos e neto hehehe (eu os quero)rsrs.Obrigado por sua visita importantisima e ecológicamente correto rsrs.
Anônimo disse…
Oi, Amiga!

Obrigada pela sua visita.
Olha estou postando o modo de fazer.
Passa lá.
bjs.
Tica
Oi Nanda, também comecei a juntar o óleo.. se eu fizer o sabão lhe conto o resultado. Beijos, Maria Inês
os traquinas disse…
Viemos desejar uma boa semana, e convidar para ver meu novo visual.
Beijos dos traquinas e da Mary
Anônimo disse…
Eu não entendi esse sabão! Manda misturar a soda, o açúcar, o sal e o fubá no óleo? Sem dissolver a soda em água??? E depois manda colocar 3 litros de água quente no sabão quando esfriar???
Tá tudo errado!!!
Anônimo disse…
olá nanda,gostaria de saber mais detalhes sobre os tipos de óleos, pois uso muito óleo para fritar peixes,esse posso usar para reciclar o sabão? pois uso muito óleo num mesmo recepiente.
Anônimo disse…
Use 5 litros de óleo usado morno
com 5 litros de água 1 copo bem cheio de fubá dissolvidos nessa água
e 1 quilo de soda em escamas, mexer bem e deixar descansar, não dá erro.
Anônimo disse…
eu tenho essa receita e garanto que da certo pode fazer depois vc me fala.Dissolva 1k de soda caustica em dois litros de agua fria,coloque em outro balde 5 litros de oleo usado,despeje a soda dentro dissolvida dentro desse óleo e mexa bem por uns 15 min.Coloque 200ml de amaciante e mexa por mais uns 10 min.Eu coloco o sabão dentro de cixinhas de leite longa vida e corto no dia seguinte

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo para banheiro

Centrinho de borboletas